Consultoria, Assessoria, Auditoria de Sistemas de Gestão

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A consultoria na implantação de Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO) é um serviço oferecido pela Prime Safety, por profissionais multifuncionais especializados, com mais de 20 anos de experiência e diversos setores da economia, que auxiliam organizações na implementação de práticas e procedimentos que visam garantir a saúde e segurança dos colaboradores no ambiente de trabalho. O objetivo é promover um ambiente de trabalho seguro, prevenir acidentes e doenças ocupacionais, além de garantir o cumprimento das regulamentações aplicáveis e outros requisitos subscritos pela organização.

A consultoria na implantação de Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional busca promover uma cultura de segurança no ambiente de trabalho, prevenir acidentes e doenças ocupacionais, além de cumprir as regulamentações legais. Ela apoia a organização na adoção de práticas e medidas de segurança eficazes, promovendo um ambiente de trabalho saudável e seguro para os colaboradores.

A consultoria na implantação de sistemas de gestão de qualidade é um serviço oferecido pela Prime Safety, por profissionais especializados, com mais de duas décadas de experiência em diversos setores da economia, que auxiliarão a sua Empresa na implementação e desenvolvimento de um sistema de gestão de qualidade eficaz. Esses sistemas têm como objetivo melhorar os processos internos, aumentar a satisfação dos clientes e alcançar a excelência operacional.

A consultoria na implantação de sistemas de gestão de qualidade é uma abordagem personalizada, adaptada às necessidades e características específicas de cada organização. Ela visa fornecer suporte técnico, conhecimento especializado e orientação para que a organização alcance seus objetivos de qualidade e se mantenha competitiva no mercado.

A consultoria na implantação do sistema de gestão ambiental (SGA) é um serviço oferecido pela Prime Safety, por profissionais especializados, com décadas de experiência prática, que auxiliam as organizações na implementação de práticas e procedimentos que visam a gestão e a minimização dos impactos ambientais das suas atividades. O objetivo é promover a sustentabilidade ambiental, desenvolvimento de uma cultura de responsabilidade ambiental, o cumprimento das regulamentações ambientais e outros requisitos subscritos pela organização.

A consultoria na implantação do sistema de gestão ambiental busca promover a conscientização ambiental, o uso racional dos recursos naturais, a redução de desperdícios e a mitigação dos impactos ambientais negativos das atividades da organização. Ela apoia a organização no desenvolvimento de uma cultura de responsabilidade ambiental e no estabelecimento de práticas sustentáveis que possam contribuir para a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

A consultoria na implantação de Sistemas de Gestão de Responsabilidade Social (GRS) é um serviço oferecido pela Prime Safety, por profissionais especializados, que auxiliam organizações na implementação de práticas e políticas que promovam a responsabilidade social e a sustentabilidade em suas atividades. O objetivo é integrar preocupações sociais, ambientais e econômicas no modelo de negócio, gerando impactos positivos para a sociedade e o meio ambiente.

A consultoria na implantação de Sistemas de Gestão de Responsabilidade Social busca promover a integração da responsabilidade social nos processos e práticas da organização, gerando benefícios tanto para a empresa quanto para a sociedade. Ela apoia a organização na identificação de oportunidades de melhoria, no estabelecimento de parcerias estratégicas, no engajamento das partes interessadas e na promoção da transparência e prestação de contas.

A consultoria na implantação de Sistemas de Gestão Integrada (SGI) é um serviço oferecido pela Prime Safety, por profissionais especializados, com experiência de mais de 20 anos de mercado, que auxiliam organizações na integração e implementação de diversos sistemas de gestão, como qualidade, meio ambiente, saúde e segurança ocupacional, responsabilidade social, entre outros. O objetivo é unificar e otimizar os processos de gestão, reduzir a redundância de atividades e promover uma abordagem integrada e eficiente para atender aos requisitos legais e normativos.

A consultoria na implantação de Sistemas de Gestão Integrada busca promover a sinergia e a eficiência operacional, além de otimizar os recursos e reduzir custos. Ela auxilia a organização na unificação e integração de diferentes sistemas de gestão, simplificando os processos e melhorando o desempenho global da organização. Além disso, a abordagem integrada também contribui para a conformidade com requisitos legais e normativos aplicáveis a diferentes áreas de atuação da empresa.

O SASSMAQ é um programa desenvolvido pela ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química) e tem como objetivo avaliar a conformidade das empresas de transporte rodoviário, ferroviário, fluvial e dutoviário de produtos químicos perigosos em relação aos requisitos de saúde, segurança, meio ambiente e qualidade.

A consultoria de implantação do SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade) é um serviço oferecido pela Prime Safety, para auxiliar as empresas no processo de implementação desse sistema de gestão específico para o setor de transporte de produtos perigosos.

O diagnóstico legal de Saúde e Segurança Ocupacional e Meio Ambiente é um processo que visa avaliar a conformidade da organização com as leis, regulamentos e normas aplicáveis a essas áreas. O objetivo é identificar possíveis lacunas e não conformidades, bem como definir ações corretivas e preventivas para garantir o cumprimento das obrigações legais e mitigar riscos relacionados à saúde, segurança ocupacional, previdência social e meio ambiente.

Esse diagnóstico envolve a análise minuciosa da legislação pertinente, como as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego (NRs), além de outras legislações relacionadas à Saúde e Segurança do Trabalho e as regulamentações ambientais. Além disso, também podem ser consideradas as convenções e recomendações internacionais relacionadas a essas áreas.

A Prime Safety realiza o diagnóstico legal de Saúde e Segurança Ocupacional, e Meio Ambiente da sua empresa, contando com uma equipe multidisciplinar de mais de 20 anos de experiência. Ao final, a empresa saberá detalhadamente como está o seu status em relação aos requisitos legais aplicáveis, quais são as suas prioridades e qual será o plano de ação necessário para atendê-lo.

A avaliação de atendimento aos requisitos legais de Saúde e Segurança Ocupacional, Previdência Social e Meio Ambiente é um processo que tem como objetivo verificar se a organização está em conformidade com as leis, regulamentos e normas aplicáveis a essas áreas. Essa avaliação é fundamental para garantir que a empresa esteja cumprindo suas obrigações legais e promovendo um ambiente de trabalho seguro, saudável e sustentável.

A Prime Safety conta com profissionais com mais de duas décadas de experiência nesta área. Esse trabalho pode ser feito por meio de documentos da própria Prime Safety ou nos softwares de gestão de requisitos legais, utilizados pelas empresas. Ao final é entregue um relatório com todas as avaliações realizadas e a pontuação final do status do atendimento aos requisitos legais.

As auditorias internas de sistemas de gestão são um processo sistemático e documentado de verificação e avaliação das práticas e procedimentos adotados pela organização em relação ao seu sistema de gestão. O objetivo dessas auditorias é determinar se o sistema de gestão está implementado de acordo com os requisitos estabelecidos pelas normas e padrões relevantes, bem como identificar oportunidades de melhoria. As auditorias internas de sistemas de gestão desempenham um papel fundamental na melhoria contínua do sistema, identificando áreas de não conformidade, lacunas nos processos e oportunidades de aprimoramento. Elas ajudam a organização a manter a conformidade com as normas e padrões aplicáveis, além de promover a eficiência, a eficácia e a excelência em suas operações.

As auditorias internas realizadas pela Prime Safety, são conduzidas por uma equipe de auditores internos de experiência de mais de duas décadas e possuem conhecimento e habilidades em auditoria, além de compreender os requisitos do sistema de gestão, requisitos legais e as normas aplicáveis.

A consultoria e assessoria na gestão do FAP (Fator Acidentário de Prevenção) e Seguro de Acidentes do Trabalho (SAT) envolve a orientação e suporte às empresas para melhor compreenderem e gerenciarem esses aspectos relacionados à previdência social e aos acidentes de trabalho. Vamos entender cada um deles:

  1. FAP (Fator Acidentário de Prevenção): O FAP é um índice aplicado às empresas que influencia a alíquota do SAT, que é o valor pago pela empresa para cobrir os riscos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. O FAP é calculado com base nos registros de acidentes de trabalho e afastamentos previdenciários ocorridos na empresa. Se a empresa apresenta um número maior de acidentes ou doenças ocupacionais em relação às demais empresas do mesmo segmento, seu FAP será maior e, consequentemente, a alíquota do SAT será mais elevada. Por outro lado, se a empresa apresenta bons índices de prevenção e controle de acidentes, seu FAP será menor e, portanto, a alíquota do SAT será reduzida.
  2. Seguro de Acidentes do Trabalho (SAT): O SAT é um seguro obrigatório que as empresas devem contratar para cobrir os riscos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. A alíquota do SAT é determinada pelo FAP, conforme mencionado anteriormente. A consultoria na gestão do SAT envolve:
  3. Análise das atividades desenvolvidas pela empresa e enquadramento correto nas classes de risco.
  4. Revisão das alíquotas aplicadas e identificação de possíveis inconsistências.
  5. Orientação sobre as obrigações legais relacionadas ao seguro de acidentes do trabalho.
  6. Elaboração de planos de ação para redução das alíquotas e, consequentemente, dos custos com o seguro.
  7. Acompanhamento e análise das faturas de pagamento do SAT.
  8. Apoio na comunicação e negociação com as seguradoras.

 A consultoria e assessoria na gestão do FAP e Seguro de Acidentes do Trabalho feita pelos profissionais da Prime Safety, têm como objetivo principal auxiliar as empresas na redução dos riscos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, bem como na otimização dos custos relacionados ao seguro. Essas medidas contribuem para a segurança e bem-estar dos colaboradores, além de promover uma cultura de prevenção e cuidado com a saúde ocupacional na organização.

A avaliação de riscos ESG refere-se à análise dos riscos ambientais, sociais e de governança corporativa que uma empresa ou organização pode enfrentar. A sigla ESG representa os três principais pilares considerados na avaliação:

  1. Ambiental (Environmental): Refere-se aos riscos e impactos relacionados à sustentabilidade ambiental, incluindo questões como mudanças climáticas, poluição, escassez de recursos naturais, gestão de resíduos, conservação da biodiversidade, entre outros.
  2. Social: Envolve os riscos e impactos nas áreas sociais, como direitos humanos, saúde e segurança ocupacional, diversidade e inclusão, relações comunitárias, engajamento dos funcionários, práticas trabalhistas, entre outros aspectos que afetam as pessoas e as comunidades envolvidas com a organização.
  3. Governança corporativa: Refere-se aos riscos relacionados à estrutura e às práticas de governança de uma empresa, incluindo ética empresarial, transparência, gestão de riscos, estrutura de liderança, remuneração executiva, conformidade regulatória, entre outros aspectos de governança e integridade corporativa.

A avaliação de riscos ESG visa identificar os riscos potenciais em cada um desses pilares e entender como eles podem afetar a sustentabilidade e o desempenho de uma empresa.

Nós, da Prime Safety, prestamos serviços de consultoria e assessoria, para avaliar os riscos de ESG da sua empresa, seguindo as diretrizes da Norma ISO 31000 Gestão de riscos. As etapas para esses processos compreendem a identificação de riscos, classificação do risco, priorização e gestão dos riscos.

O processo de homologação de fornecedores nos requisitos legais de saúde e segurança ocupacional, meio ambiente, qualidade e responsabilidade social é uma etapa importante na gestão da cadeia de suprimentos de uma organização. Ele envolve a avaliação e certificação dos fornecedores para garantir que atendam aos requisitos legais e normativos nessas áreas.

A homologação de fornecedores busca assegurar que os produtos ou serviços fornecidos por terceiros estejam em conformidade com os padrões de qualidade, segurança, saúde ocupacional, meio ambiente e responsabilidade social estabelecidos pela empresa contratante. Isso é especialmente relevante para setores que possuem regulamentações específicas, como a indústria de alimentos, química, farmacêutica e outras.

A nossa vasta experiência com Sistemas de Gestão Integrada, nos possibilita implementar todos os requisitos definidos pelos seus clientes, para garantir uma pontuação necessária para a sua homologação. Muitos desses questionários são baseados nas normas ISO e no atendimento aos requisitos legais. Com a nossa consultoria, você saberá claramente quais serão os passos necessários para conseguir a homologação no cliente que tanto deseja! Consulte-nos para entendermos melhor a sua necessidade.

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